Os casos de contaminação e morte pela covid-19 têm aumentado nos bancos. Por isso, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e os sindicatos filiados vão realizar uma plenária virtual nesta segunda-feira (31/5), a partir das 19h, para discutir a possibilidade de uma greve para pressionar o governo a incluir a categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19.

A plenária será realizada pelo aplicativo Zoom e todos os bancários da Bahia e Sergipe devem participar para manifestar sua opinião sobre a greve e outras formas de mobilização para garantir a vacinação dos trabalhadores dos bancos.

Para participar da plenaria, basta clicar no link:

https://us02web.zoom.us/j/82550816973?pwd=NFdoOGxLbHkvQlB3UFVEaWxMUktsdz09

Entrando direto pelo aplicativo Zoom, o ID da reuniã é 825 5081 6973 e a senha de acesso: 734840.

Desde o ano passado, as entidades sindicais vêm buscando uma forma de conseguir vacina para os bancários. O Comando Nacional solicitou ao Ministério da Saúde que a categoria fosse incluída no PNI.

As federações e sindicatos também trabalham para garantir a vacinação nos âmbitos estadual e municipal. Em março, a Feebbase solicitou às secretarias de Saúde da Bahia e de Sergipe que dessem atenção aos trabalhadores das agências bancárias, que continuaram atendendo à população mesmo nos piores momentos da pandemia.

No dia 24, a Federação se reuniu com representantes do Ministério Público da Bahia para debater o tema. Já no dia 25, o presidente da Feebbase, Hermelino Neto, se encontrou com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vila Boas, e do Trabalho Emprego e Renda, Davidson Magalhães, para pedir o reconhecimento da categoria como essencial no estado.

Os sindicatos também realizam tratativas diárias com gestores municipais para tentar conseguir a vacinação. Em muitas cidades, as câmaras de vereadores aprovaram a indicação dos bancários como prioridade, mas, sem nenhuma ação efetiva até o momento.

Cansados de esperar, os bancários realizaram ainda um dia de luta pela vacina na quinta-feira (27), além de reforçar o pedido para que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se empenhe para inclusão dos funcionários no PNI.

Diante da situação, a categoria terá que ampliar a mobilização e decidir se paralisará as atividades para garantir o direito à vacina.

Participe da plenária e dê sua contribuição para o debate!

Fonte: FEEB BA/SE