Em plenária realizada na noite desta segunda-feira (7/6), os bancários da Bahia e Sergipe decidiram pela suspensão da greve de 24 horas marcada para esta terça-feira (8), para cobrar a vacinação da categoria contra a covid-19. Os trabalhadores permanecerão em Estado de Greve e poderão retomar o movimento, caso seja necessário.

A suspensão da greve aconteceu após intensas negociações com prefeitos no fim de semana e uma reunião com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na tarde desta segunda-feira, na qual os representantes da Federação e dos sindicatos da Bahia e Sergipe expuseram a possibilidade de uma greve e os motivos para isso. Após o encontro, a Fenaban se comprometeu a entrar na luta pela vacinação da categoria com as entidades sindicais.

Como resultado da pressão da Feebbase e dos seus sindicatos, ficou acertada uma reunião presencial na próxima terça-feira (15/6), em Brasília, para tratar da inclusão dos trabalhadores dos bancos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Participarão da reunião, o secretário do Trabalho do governo federal, Bruno Dalcomo, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, além do presidente da Febraban, Issac Sidney, e os representantes dos bancários.

Os bancários solicitaram também uma reunião com o procurador geral do Ministério Público do Trabalho, Alberto Balazeiro, para tentar intermediar a questão junto ao governo.

“Essa é reunião é fruto da nossa mobilização e da possibilidade real de uma greve. Isso trouxe a Fenaban para a realidade e convenceu os bancos a entrarem na luta pela vacinação da categoria”, avaliou o presidente da Feebbase, Hermelino Neto.

Fonte: FEEB BA/SE