Em Encontro Nacional nesta terça-feira (3/8), os funcionários do Bradesco aprovaram uma minuta de reivindicações para negociação com a direção do banco. Saúde, fim das demissões, principalmente durante a pandemia, e o retorno dos vigilantes nas unidades de negócios, são alguns dos pontos da pauta prioritária definida pelos bancários.

O Encontro foi realizado por videoconferência, devido as limitações da pandemia. Os trabalhos começaram com uma análise de conjuntura feita pela presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. Na sequência, o reflexo da pandemia na saúde do trabalhador entrou em debate com a exposição do palestrante secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf, Mauro Salles.

O evento contou ainda com debates sobre unidades de negócio e segurança bancária, com a intervenção do coordenador do Coletivo de Segurança Bancária da Confederação, Elias Jordão; além de uma mesa para discutir o teletrabalho, que foi adotado durante a pandemia, mas promete ter vida longa no setor.

Os funcionários assistiram também a uma análise do balanço do Bradesco, feito pelo técnico da subseção do Dieese da Contraf Gustavo Cavarzan. Ele mostrou que o fechamento dos postos de trabalho e o de agências são dois dos principais pontos do lucro do Bradesco nos últimos meses. “O Bradesco está trocando agências por unidade de negócios, com menos bancários, menor estrutura de segurança o que aumenta seus lucros. A redução no emprego também chama atenção, principalmente, por ser em sua grande maioria de trabalhadores de agências”, explicou.

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe esteve representada no Encontro do Bradesco por 8 delegados e 5 delegadas.

“O encontro nacional é um momento importante de discussão, onde levantamos e unificamos as demandas para traçarmos uma linha de enfrentamento e luta contra os desmandos do banco”, ressaltou o diretor do Sindicato da Bahia Elder Perez, que foi reconduzido à coordenação da Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco na Bahia e Sergipe, tendo como suplente, José Venas, diretor do Sindicato de Feira de Santana.

Fonte: FEEB BA/SE