Virtualmente, os funcionários do Banco do Nordeste participam do 27º Congresso Nacional, nesta sexta-feira e sábado (06 e 07/08). Serão 74 delegados de todos os estados. A delegação da Bahia e Sergipe participa com 24 representantes, entre eles o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Edson Gonçalves. Em pauta, conjuntura política e econômica nacional, defesa do BNB e do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), desafios e prioridades para os próximos meses.

A abertura será 19h desta sexta-feira (06/08), em conjunto com os congressos nacionais dos trabalhadores do BB, Caixa, Banco da Amazônia e BNDES, com exposição sobre a conjuntura, cujo tema será Democracia e Vacinação para Todos.

Os bancários do BNB retomam os debates 9h de sábado (07/08), com a deputada federal Érika Kokay (PT/DF) tratando dos ataques à região Nordeste. Logo depois, a situação dos funcionários do banco referente ao emprego, salários, benefícios e desempenho. Quem faz a exposição é a economista e técnica do Dieese, Vivian Machado.

O professor, economista e ex-deputado constituinte Firmo Fernandes de Castro falará sobre o FNE e os impactos da MP 1052 sobre o Banco do Nordeste e a economia regional. Depois as resoluções específicas dos funcionários do BNB serão aprovadas.

Confira a programação:

Sexta-feira- 6 de agosto

19h – Abertura conjunta com os Congressos de Funcionários do Banco do Brasil, caixa econômica Federal, Banco da Amazônia e BNDES.

Análise de conjuntura focada no tema DEMOCRACIA E VACINAÇÃO PARA TODOS – Coordenação: Juvandia Moreira.

Sábado - 7 de agosto

9h – Abertura e Aprovação do Regimento Interno.

09H30 – Conjuntura: Nordeste sob ataque, com a deputada federal Érika Kokay (PT/DF)

10h15 – Exposição DIEESE focada no Banco do Nordeste do Brasil, abordando a situação dos trabalhadores no tocante a emprego, salário e benefícios e desempenho do Banco, com a técnica do Dieese, Vivian Machado

11h – Debate: Impactos da MP 1052 sobre o Banco do Nordeste do Brasil e a Economia Regional, com o economista e ex-deputado congressista, Firmo de Castro

12h – Debate pelos participantes da Plenária

12h30 – Apresentação e aprovação das moções e resoluções do Congresso

14h – Encerramento

Com informes do SEEB BAHIA