Uma boa notícia para os bancários da Caixa. Em portaria publicada nesta sexta-feira (19/8), o Ministério da Economia autorizou a Caixa a aumentar o seu quadro de pessoal até 87.544 empregados, o que representa a contratação de cerca de 3.300 novos trabalhadores.

O número ainda é insuficiente para acabar com a sobrecarga dos bancários e garantir o atendimento da população, mas, é uma conquista importante da luta das entidades representativas dos bancários, que vinham reivindicando há anos, a contratação de mais empregados.

As entidades vão focar agora na cobrança para que os contratados sejam todos concursados, já que a portaria não define isso. O artigo segundo da portaria diz que, dentro do limite estipulado, também podem ser incluídos pessoas contratadas em cargos comissionados e em caráter temporário. E, além disso, o artigo terceiro, diz que compete à empresa gerenciar o seu quadro de pessoal, incluindo contratações e desligamentos. Isso deixa aberta a possibilidade de contratações que não sejam apenas de funcionários concursados em caráter efetivo.

O movimento sindical vai continuar atento às contratações.

Fonte: FEEB BA/SE