Os funcionários do Santander receberão a primeira parcela da participação nos lucros e resultados (PLR) na próxima quinta-feira (30/9), último dia do prazo determinado pela Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários. Na mesma data serão pagos os valores referentes ao Programa Próprio Específico (PPE).

O Santander será um dos últimos a pagar a PLR. Apesar dos pedidos das entidades sindicais, o banco espanhol não antecipou o pagamento do benefício, como forma de reconhecimento aos esforços dos bancários. Uma pena!

Nos bancos privados, a primeira parcela da PLR corresponde a 54% do salário-base mais verbas fixas de natureza salarial, acrescido do valor fixo de R$ 1.684,21, além da parcela adicional, com valor equivalente a 2,2% do lucro líquido apurado no 1º semestre de 2021, até o limite individual de R$ 2.807,03.

PPE

O Programa Próprio Específico (PPE) é pago apenas para áreas elegíveis e suas regras não são discutidas com os sindicatos. Obedece a critérios de produtividade e de notas de feedback que nem sempre seguem critérios claros e justos, sendo, na maior parte das vezes, submetidas à avaliação do gestor.

Fonte: FEEB BA/SE