A ampliação dos protocolos contra a covid-19, Programa de Incentivo ao Desligamento (PID), contratação de mais funcionários, plano de funções e Crediamigo foram os principais pontos da rodada de negociação entre a Comissão Nacional dos Funcionários e a direção do Banco do Nordeste, realizada na última sexta-feira (18/2). O encontro aconteceu de forma híbrida participantes na sede da empresa, no Passaré (CE), e outros por videoconferência.
A adoção de novas medidas para proteger os funcionários contra a covid-19 foi o primeiro tema da reunião. A CNFBNB reivindicou a disponibilização de máscaras PFF2, que é mais eficaz contra as novas variantes do coronavírus, que as máscaras cirúrgicas distribuídas atualmente pela empresa. O banco se comprometeu a estudar a possibilidade de aquisição da PFF2, após o término do estoque atual do material existente.
Outro compromisso importante do BNB foi a manutenção do comitê bipartite da Covid-19, entre banco e entidades sindicais, enquanto durar a pandemia.
PID e contratações
A CNFBNB reforçou também a escassez de funcionários nas agências e a necessidade de mais contratações para evitar a sobrecarga de trabalho. Os representantes dos bancários reclamaram ainda da tramitação de um Programa de Incentivo ao Desligamento (PID) que pode agravar a situação.
O BNB respondeu que estão sendo chamados, todos os meses, uma quantidade de aprovados no último concurso, que teve a validade prorrogada até outubro de 2023. A perspectiva é que se chame o máximo de pessoas, das 120 que faltam, até o final do próximo ano.
Sobre o plano de funções, os representantes dos funcionários destacaram a dificuldade para concorrer e galgar ascensão de carreira dentro do banco. Denunciaram também a falta de transparência nos processos de seleção interna, com pessoas sendo promovidas sem cumprir as exigências para o cargo, em detrimento daquelas que participaram de todo o processo de capacitação.
A CNFBNB reivindicou também participação nos debates sobre a nova operacionalização do Crediamigo pela Camed. Querem tem voz também a gestão da Camed. O banco se comprometeu a levar pessoas que estejam mais diretamente ligadas ao assunto em uma próxima reunião para falar sobre o tema.
Os representantes dos funcionários avaliaram a reunião como produtiva, pois definiu a manutenção do Comitê Bipartite da covid-19 e também encaminhou o calendário de negociação, com o acerto de uma nova reunião para o mês de março.
Participaram da reunião, o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe Waldenir Britto, a diretora do Sindicato da bahia Jeane Marques e o diretor do Sindicato de Sergipe Wellington Silva.
Fonte: FEEB BA/SE