Na negociação com a direção do Banco do Brasil na tarde desta quarta-feira (27/7), a Comissão de Empresa dos Funcionários (CEEBB) cobrou a contratação de mais 10 mil bancários, para evitar a sobrecarga de trabalho e garantir um atendimento de qualidade para os clientes.
O BB informou que vai contratar 4 mil empregados até o fim do ano e que 2.900 novos trabalhadores já foram empossados nos últimos meses. Alegou também que está seguindo as orientações da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), que limitou o quadro de pessoal do banco a aproximadamente 95 mil funcionários.
A CEEB rebateu o argumento, informando que mesmo com a contratação dos 4 mil bancários o limite da SEST não será excedido e que ainda há espaço para ampliar o quadro.
Terceirização
Outro ponto da negociação desta quarta foi a terceirização. Além de reivindicar a extinção dos correspondentes bancários do Banco do Brasil, a CEEBB denunciou também os casos de terceirizados trabalhando dentro das agências, o que a legislação não permite.
Membro da CEEB, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Fábio Ledo, afirmou que “os correspondentes bancários, na prática, estão sendo utilizados para cobrir a falta de funcionários do banco”. Após os relatos, o BB disse que vai averiguar a situação.
A reunião tratou também de outros pontos da minuta de reivindicação dos funcionários do BB, como a suspensão da implantação do modelo BB 2.0 e do projeto das agências complementares, a contratação de vigilantes em número igual ou superior ao de dezembro de 2012 para todas as unidades e prédios do BB, além da volta da homologação de desligamentos nos sindicatos, como era antes da reforma trabalhista. A empresa ficou de analisar estes pontos e dar respostas posteriormente.
Próximas reuniões
Sexta – 29 de julho – Segurança Bancária
Terça – 2 de agosto – Cláusulas sociais
Quinta – 4 de agosto – Teletrabalho
Terça – 9 de agosto – Saúde e Condições de Trabalho
Sexta – 12 de agosto – Cláusulas Econômicas
Quarta – 17 de agosto – Representação
Fonte: FEEB BA/SE