Sindicatos de bancários de todo o país realizaram assembleias na noite desta sexta-feira (26) para que a categoria deliberasse sobre a proposta apresentada pelos bancos frente às reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2022.

No início da noite, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) havia apresentado a proposta de reajuste salarial de apenas 75,8% da inflação, o que leva a categoria bancária a uma perda real de 2% nos salários. Do total de votantes, 98,47% rejeitaram a proposta.

Além de rejeitar a proposta, 92,20% dos votantes aprovou o estado de assembleia permanente. Com isso, a assembleia fica em aberto e os sindicatos poderão convocar a categoria a uma nova deliberação sem a necessidade de cumprimento dos prazos legais de convocação de assembleias estabelecidos e sem a necessidade de novas publicações em jornais de grande circulação, bastando apenas uma convocação simples nos veículos de comunicação do próprio sindicato.

“Os ventos estão soprando de forma positiva no país, em um cenário de esperança para os trabalhadores. Não é diferente com os bancários, que esperam fechar um acordo, que reflita um pouco a lucratividade dos bancos. Os balanços dos bancos apontam para este sentimento de que eles estão muito bem. A categoria não irá aceitar uma proposta rebaixada. Os bancos precisam melhorar esta proposta”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que integra o Comando Nacional.

Irecê e Região

Na base do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, a participação da categoria foi bastante expressiva, resultando na rejeição por UNANIMIDADE da proposta rebaixada da FENABAN e para a transformação da assembleia em permante o percentual de aprovação foi de 94,37%.

Continuidade das negociações

As negociações ficam interrompidas no final de semana e serão retomadas na segunda-feira (29), às 14h, quando, segundo a Fenaban, será apresentada uma proposta para encerrar a campanha.

#BoraGanharEsseJogo

Da redação com CONTRAF