Milhares de pessoas participaram nesta quarta-feira (7/9) do tradicional Grito dos Excluídos, evento que está em sua 28º edição, como contraponto ao desfile oficial do Dia da Independência. Em Salvador, a manifestação reuniu estudantes, os movimentos sociais e trabalhadores de diversas categorias, que levaram suas bandeiras de luta para as ruas do Centro da cidade.

Com a proximidade das eleições, muitos participantes denunciaram o processo de desmonte da educação, saúde e políticas sociais do governo Bolsonaro, além de lembrar do aumento expressivo da fome e da miséria no país, durante o desgoverno atual.

A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou a força popular no evento. "A presença expressiva de sindicalistas, estudantes e trabalhadores mostra que os movimentos sociais estão retomando as mobilizações de rua para defender a democracia e os direitos sociais e trabalhistas", afirmou.

Para Rosa, o grande desafio da classe trabalhadora está nas eleições de outubro. “Só mudaremos esse cenário de crise, desemprego, carestia e ataques aos direitos do povo nas ruas e nas urnas, elegendo pessoas com compromisso com a democracia e a defesa de quem mais precisa”, ressaltou.

Fonte: FEEB BA/SE