A Fenaban voltou a brincar com as expectativas dos bancários e apresentou uma contraproposta de 7,5% de reajuste salarial na rodada de negociação realizada na tarde desta terça-feira (20/10), em São Paulo. Os banqueiros retiraram também o abono de 2.500, oferecido no dia 25 de setembro.

O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta na mesa de negociação e  se colocou aberto para negociar com a Fenaban, mas no tocante ao aumento real de salários.  “A reabertura da negociação é uma vitória, mas o fato da Fenaban  apresentar  uma proposta que não contemple  ganho real  e muito ruim.  Fortalecer a greve é o caminho para a vitória”,  afirmou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que integra o Comando Nacional e participou da negociação com os bancos.

“Parece que os bancos estão brincando com os trabalhadores. Todos sabem que o setor mais lucrativo da economia  pode oferecer  bem mais que 7,5% de reajuste aos seus funcionários, que são os principais responsáveis pelo aumento dos seus ganhos. Os bancários vão responder a esta proposta com a ampliação da mobilização e o fechamento de mais agências em todo o país. A greve vai continuar ainda mais forte, pois acordo só com aumento real de salário”, concluiu Souza.