O fim do isolamento social e da obrigatoriedade do uso de máscaras fez que com a população agisse como se pandemia da covid-19 estives acabado. Mas, não acabou. O vírus continua circulando, com suas diversas variantes, aumentado o número de infectados e matando mais de cem pessoas diariamente no país.
Os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde mostram que 694.441 brasileiros perderam a vida para a doença desde o início da pandemia, sendo 203 óbitos na terça-feira, 3 de janeiro. O número ainda é muito alto e pode crescer ainda mais depois das festas de fim de ano.
A vacinação da população ajuda a diminuir a letalidade da doença, mas não impede a infecção pela covid-19, mesmo que com sintomas mais leves. A única forma de se proteger contra o vírus e mantendo os cuidados de higienização das mãos e objetos, evitando os locais com muita aglomeração e utilizando máscaras em locais mais propensos a proliferação do vírus, como o transporte público.
Os bancários devem redobrar os cuidados contra a covid, uma vez que trabalham em local fechado com grande circulação de pessoas. É preciso se manter atento também a colegas com sintomas gripais, mantendo a distância necessária para evitar o contágio.
Só com a manutenção dos cuidados será possível evitar a proliferação ainda maior da doença, que pode deixar sequelas irreversíveis, além de continuar matando milhares de pessoas pelo mundo todos os dias.
Fonte: FEEB BA/SE