Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe
Imagem/Divulgação CONNTRAF

Presidenta do banco público e Comando Nacional dos Bancários tiveram encontro por plataforma digital, nesta segunda (13)

O Comando Nacional dos Bancários se reuniu com a nova presidente da Caixa, Rita Serrano, nesta segunda-feira (13/3). O encontro foi realizado por videoconferência e contou com a participação de cerca de 40 dirigentes sindicais, que apresentaram uma série de reivindicações dos empregados do banco, para a garantia de direitos e conquistas trabalhistas.

Na reunião, Serrano afirmou que a retomada do diálogo entre banco e empregados marca o fim da gestão por medo. Ela informou que a Vice-Presidência de Pessoas (Vipes) foi reinstituída, e que o processo seletivo para o cargo está aberto. Ela informou também que haverá a exclusão da Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), e que os critérios serão revistos.

A presidente da Caixa afirmou ainda que a nova gestão está promovendo a democratização do sistema de comunicação da empresa, que, entre outras medidas, inclui o retorno do espaço de comentários dos funcionários no Jornal da Caixa, que havia sido suspenso pelo ex-presidente Pedro Guimarães. Outro programa lançado foi Diversidade e Inclusão, por equidade no ambiente de trabalho e contra discriminação por raça, cor, gênero, orientação sexual, idade ou deficiência. O movimento sindical também cobrou a retomada das contratações necessárias, e a presidente do banco garantiu que o tema será negociado na mesa permanente.

Rita Serrano garantiu que todo o governo está empenhado na reconstrução da Caixa, mas disse que esse processo não será algo tão rápido, pois a empresa em todos os setores.

PLR

Outro ponto cobrado pelo Comando dos Bancários foi a definição da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A dirigente lembrou que o assunto está relacionado ao resultado referente ao exercício de 2022, quando a Caixa ainda era administrada pela equipe do governo anterior, que será divulgado no próximo dia 23 de março. No mesmo dia ocorrerá uma mesa de negociação com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.