Entidades representativas dos empregados da Caixa se reuniram com a direção da Funcef nesta segunda-feira (11/9), para cobrar uma solução para a questão do equacionamento, que traz impactos significativos na renda dos participantes, principalmente os aposentados.

Os representantes dos bancários acreditam que este é o momento propício para encontrar uma solução para o problema, diante da nova gestão da Caixa e do novo governo federal. A expectativa dos participantes é grande, mas até o nenhuma mudança significativa foi feita. Isso causa frustração.

A Funcef informou que está terminando um estudo para apresentar à patrocinadora e às entidades

Contencioso

Os dirigentes sindicais questionaram também a Funcef sobre o motivo de não cobrar da Caixa os valores devidos do contencioso, pois este montante reduziria o déficit da Fundação.

A Funcef informou que os departamentos jurídicos da Funcef e da Caixa têm se reunido para debater a questão. A Fundação quer que a Caixa inclua os valores referentes ao Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA) no acordo feito em 2013.

Outra cobrança das entidades foi a revisão do Estatuto, que ainda está em estudo na Fundação. De acordo com a Funcef, a Fenae e outras entidades serão convidadas para conhecer os pontos de possível alteração em breve.

Fonte: FEEB BA/SE