Reunidos em assembleias na noite desta quarta-feira (28/10), os bancários do Banco do Nordeste, decidiram encerrar a greve da categoria, que durou 23 dias.

A direção do Sindicato do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, reafirma que a proposta é insuficiente, já que não contempla pontos importantes e reivindicações antigas do funcionalismo, a exemplo de mais contratações, instalação e funcionamento do ponto eletrônico e, principalmente, a revisão do PCR (Plano Carreira e Remuneração).

No entanto, a entidade chamou a atenção para a responsabilidade e consequências que a manutenção da paralisação poderia acarretar, já que o Banco de forma ditatorial vinha ameaçando a categoria, inclusive com o corte do ponto dos dias de greve.

O assédio praticado pela Direção do BNB não amedrontou os trabalhadores que se mantiveram firmes no movimento paredista. Porém, a derrocada na greve nos grandes centros, a exemplo do Ceará, desmobilizou a categoria, impedindo que novas conquistas fossem alcançadas. Combatemos o bom combate, mas é preciso ter sensibilidade e reconhecer o momento de encerrar a paralisação”, enfatiza Edson Ferreira, Diretor do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região e funcionário do BNB.

É fundamental destacar ainda, que o fim da greve não encerra a luta. É preciso insistir nas mesas temáticas com muita mobilização, para que novas conquistas sejam alcançadas.

Decidiram pela volta ao trabalho os bancários do BNB da base dos sindicatos da Bahia, Sergipe, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Irecê e Vitória da Conquista. A greve termina, mas a luta continua.

Confira a proposta específica do BNB aprovada :

Pautar até 30/11/15 a discussão de agenda para negociação do acordo específico para implantação do Ponto Eletrônico em todas as unidades.

Pautar até 30/11/15 a discussão do calendário para eleição de Conselheiro Representante dos empregados.

Suspensão de 3 parcelas de CDC entre os meses de outubro/15 a janeiro/16, mediante manifestação dos interessados.

Assinar termo de adesão ao Acordo de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, da FENABAN.

Incluir no curso de integração de novos empregados a abordagem dos temas Ética e Assédios.

Identificar, em 30 dias após a assinatura do ACT, as unidades com caixas em substituição prolongada e aguardar 60 dias para abertura de concorrência.

Estabelecer mesa temática para análise das condições de trabalho dos técnicos nas áreas de engenharia e arquitetura, comunicação social e analistas de sistemas.

Considerar a média das verbas eventuais, pagas ao longo do ano civil, tais como horas extras, substituições de função em comissão, quando do pagamento de 13º, de acordo com o calendário de implantação do ERP.

Considerar os eventos do mês na folha de pagamento de próprio mês, de acordo com o calendário de implantação do ERP.

Priorizar o desenvolvimento de tecnologia para gerenciamento auxiliar da utilização/indenização das ausências abonadas, como já ocorre com as folgas.

Abonar um dia por ano para realização de exame médico (periódico), se realizado em localidade distante mais de 100km de sua lotação que impeça cumprir a jornada de trabalho, conforme análise da área de Desenvolvimento Humano quanto às condições de atendimento.