Para acabar com a violência de gênero, mal que atinge milhares de mulheres no Brasil, o governo Lula, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, vai lançar um pacote de políticas a serem implementadas ainda neste ano em âmbito nacional.
As medidas englobam ações de capacitação de profissionais de segurança pública e operações integradas entre as polícias para o combate contra a mulher nos estados, lançamento de cartilhas educativas de prevenção à violência de gênero e de editais voltados à promoção de medidas para cidadãs no contexto de drogas e até mesmo a realização de eventos sobre o tema, entre outras políticas.
Todas as formas de violência contra as mulheres aumentaram em 2022, último ano do governo Bolsonaro, que negligenciou o problema. No total, quase 19 milhões foram vítimas de violência neste período. O percentual chega a 28,9% de vítimas.
Vale lembrar que o governo federal também lançou o site https://www.gov.br/mulheres/pt-br/ligue-180, que oferece mais de 2,5 mil serviços de atendimento à mulher em todo o país.
Bancário Bahia