Aos poucos o governo Lula vai caminhando para alcançar a meta de desmatamento zero no Brasil. A Amazônia Legal, que corresponde a 59% do território brasileiro, registrou o menor índice de desmatamento em seis anos.


Os dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) mostram que no primeiro bimestre deste ano, de janeiro a fevereiro, foram derrubados 196 km², área equivalente ao tamanho de Salvador. Na comparação com o mesmo período de 2023, a queda foi de 63%, quando chegou a retirada de 523 km² de floresta no bioma, correspondente ao tamanho de Brasília.


No ranking de desmate por estados que integram a Amazônia Legal, os estados com maior desmatamento foram Mato Grosso, Roraima e Amazonas, com percentuais entre 32% e 16%, totalizando 152 km² de floresta destruída. O que representa 77% do total da região.


O cenário é positivo, mas os especialistas ainda alertam para a situação que segue ultrapassando níveis registrados nos mesmos meses entre 2008 e 2017, com exceção de 2015. Durante esses anos a derrubada permaneceu abaixo de 150 km².

Bancários Bahia