A vacinação é o método mais eficaz para proteger as crianças de doenças comuns na infância, especialmente no ambiente escolar, local onde os pequenos têm contato com outros menores e costumam compartilhar pertences. É o que alerta os especialistas da área de saúde.
A imunização fortalece o sistema imunológico infantil, em constante desenvolvimento nos primeiros anos de vida, previne doenças infecciosas como catapora e sarampo, além de contribuir para a imunidade de rebanho, diminuindo a propagação de doenças para toda a população.
O PNI (Plano Nacional de Imunização) determina uma série de vacinas recomendadas para proteger os bebês contra diversas doenças infecciosas. São 18 vacinas obrigatórias. Entre elas estão a contra hepatite B, Covid-19, tuberculose, poliomielite, coqueluche, difteria e tétano.
É comprovado que a vacinação é uma estratégia fundamental de saúde pública, mas as resistências e fake news, sobretudo por conta do negacionismo bolsonarista, colocam em risco a saúde da sociedade como um todo. Os grupos antivacinas, que ganharam força com Bolsonaro, desencoraja a vacinação e até oferece comprovantes falsos.
Bancários Bahia