Com a democracia social, o cidadão que mais precisa do suporte do Estado está amparado. A estrutura pública é usada pelo bem-estar social. A Caixa, único banco 100% público, é um exemplo. A instituição iniciou um novo caminho desde o início de 2023. Muito melhor para o brasileiro.


Retomou o protagonismo frente aos programas sociais, de infraestrutura e na oferta de crédito. Agora, para acompanhar a nova dinâmica, precisa ampliar o quadro de pessoal, muito defasado, sobretudo depois do desmonte promovido pelos governos Temer e Bolsonaro.


O primeiro passo foi dado com o anúncio de um novo concurso público com a oferta de 4 mil vagas para todo o país. A inscrição pode ser feita até segunda-feira pelo site caixa.cesgranrio.org.br/cadastro. Os salários iniciais variam entre R$ 3.762,00 e R$ 14.915,00. A prova acontece em 26 de maio.


É óbvio que o número não vai suprir o déficit de empregados do banco, que perdeu mais 20 mil bancários desde 2015. Mas, sem dúvida alguma, é um começo para aliviar a sobrecarga de trabalho, melhorar o atendimento à população e gerar emprego e renda para os brasileiros.


O movimento sindical está acompanhando todo o processo e vai cobrar da direção da empresa mais contratações. Não dá para parar por aí, afinal a Caixa é o banco com a maior carteira de clientes do país, mais de 150 milhões.

Bancários Bahia