Enquanto os bancos embolsam cifras bilionárias, os bancários, os que mais contribuem para o aumento da lucratividade, passam por dificuldades financeiras. De acordo com consulta nacional aplicada nos trabalhadores, 71% da categoria bancária está endividada.


Quando perguntados se possuem dívidas, 46% dos bancários respondem que têm débitos com o cartão de crédito, 42% com crédito pessoal, 29%, financiamento imobiliário, seguidos de cheque especial (22%) e outras dívidas (12%).


As dívidas excessivas geram uma série de consequências, desde impactos na saúde financeira, restrições de crédito, inadimplência e até aumento de estresse e preocupação, já que o peso do endividamento afeta o bem-estar emocional.


De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) da Confederação Nacional do Comércio, 28,6% das famílias brasileiras estão com pagamentos em atraso. Os bancários responderam sobre a quantidade. Com uma dívida em atraso (62%), duas dívidas em atraso (30%) e três dívidas em atraso (7%).

Bancários Bahia