Com imenso pesar, comunicamos o falecimento do líder sindical José Duarte Proença, conhecidos por todos como Paquetá (Ilha na Baia da Guanabara que escolheu para morar). Vítima de um AVC, na última segunda-feira (2), o sindicalista não resistiu e faleceu na madrugada desta quinta-feira (5/11).

Funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e comunista por opção, Paquetá abraçou as causas populares desde a década de 70, tendo direcionado sua militância para a categoria bancária, onde atualmente era secretário-geral do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da CTB e um dos coordenadores na categoria.

Presença constante na luta do funcionalismo do Banco do Brasil, Paquetá participou de todos os congressos do banco e da categoria. Teve grande destaque nas lutas dos anos 90 contra a política neoliberal de desmonte do BB. Com a mesma determinação representou o funcionalismo na Cassi, Caixa de Assistência do Banco do Brasil.

O sindicalista se destacava por seu bom humor e amabilidade, mas sem deixar de ser um defensor intransigente de seus princípios.

A CTB e os bancários perdem um grande amigo e camarada.

Com informações da CTB