FEEB

A maioria das assembleias em todo o Brasil aprovou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Segundo dados da Contraf, a proposta foi rejeitada por apenas 9 das 140 assembleias realizadas nos dias 4 e 5 e setembro. Com isso, a renovação da CCT será assinada nesta terça-feira (10/9), às 14h30, em São Paulo.

A proposta aprovada garante aumento real para o salário e todas as verbas, como vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR) tanto para 2024 quanto para 2025. A PLR será paga até o final do mês, para os trabalhadores contemplados pela CCT.

Bancos públicos

Nos bancos públicos, a proposta de acordo com o Banco do Brasil foi aprovada por 69% das assembleias, segundo dados da Contraf. Ficou definido que o acordo será assinado também nesta terça-feira (10) pelos sindicatos que aprovaram a proposta.

Na base da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, a proposta do BB foi recusada por quase todos os sindicatos, com exceção de Jequié e Sergipe. Uma plenária será realizada na nesta segunda-feira (9/9), a partir das 18h para discutir os encaminhamentos. Logo em seguida, os sindicatos realizarão assembleias para votação sobre os rumos da campanha.

No Banco do Nordeste do Brasil (BNB) a proposta tambpém foi aprovada pela maioria das assembleias e o acordo será assinado na quinta-feira (12/9), em Fortaleza, no Ceará. Na base da Feebbase, apenas os bancários de Feira de Santana rejeitaram a proposta do BNB. 

Já a proposta da Caixa foi rejeitada pela maioria das assembleias em todo o país. Na base da Feebbase, a rejeição foi unanime. Haverá também uma plenária dos empregados da Caixa às 18h, seguida de assembleia para definição dos próximos passos da campanha no banco.