O momento político e econômico do Brasil continua gerando ganhos positivos para os trabalhadores. De acordo com o Dieese, 89,2% das 166 negociações coletivas finalizadas em setembro resultaram em acordos com reajuste acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Os bancários estão entre os trabalhadores que conquistaram aumento real em setembro. A categoria fechou a campanha nacional 2024, com o reajuste de 4,64% para os salários e todas as verbas, um ganho de 0,9% acima da inflação. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) incluiu ainda a manutenção de todos os direitos e avanços em várias cláusulas sociais, como combate ao assédio sexual e moral, igualdade salarial, dentre outros.
Mesmo com toda a mobilização dos bancários, o aumento da categoria ficou um pouco a baixo à variação real média dos reajustes de setembro, que foi de 1,11% acima do INPC, segundo o Dieese.
No acumulado do ano até setembro, 86,3% das 12.145 negociações analisadas conquistaram reajustes com ganhos acima da variação do INPC; 10,3% conseguiram resultados em percentuais iguais ao índice inflacionário; e apenas 3,4% não alcançaram a recomposição das perdas no período. Na média, a variação real dos reajustes de 2024 é igual a 1,49% acima da inflação.