Dando continuidade às negociações da campanha nacional dos bancários, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) se reúne com a direção da Caixa na próxima terça-feira (29/10), às 10h, para discutir as questões específicas envolvendo os caixas e tesoureiros.
O tema foi apartado do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para que dentro de 50 dias fossem apresentadas alternativas aos pontos tratados durante a campanha. Agora chegou a hora da Caixa apresentar as propostas.
Para subsidiar o debate, a CEE solicitou que o banco apresentasse os dados sobre estes trabalhadores, informando a quantidade de empregados que realizam a função por minuto e por prazo; quantos realizam a função minuto e por prazo de forma ininterrupta e quais as funções eles realizam de forma efetiva; informações sobre o passivo trabalhista envolvendo esse segmento em ações referente ao intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho (10/50); quebra de caixa, 7ª e 8ª horas-extras e substituição de função; além da quantidade de caixas e tesoureiros afastados para tratamento de saúde.
Apesar da cobrança, o banco segue sem passar os dados para o movimento sindical.
Para contornar a situação, a Fenae também realizou uma pesquisa com estes trabalhadores, com objetivo de recolher mais informações para a negociação com a Caixa.
FEEB BA