Cientes da importância da atuação na base, os delegados e representantes sindicais dos bancos públicos marcaram presença expressiva na cerimônia de posse, realizada pelo Sindicato da Bahia, nesta sexta-feira (22/11). Até 31 de agosto do próximo ano, 94 dirigentes vão fortalecer a luta pelos direitos dos trabalhadores ao lado da entidade.


A solenidade foi bastante concorrida e dinâmica. Na abertura, a artista educadora do Jogos do Bom Viver, Anaýa Terra, fez exercícios e brincadeiras para a promover relaxamento, conexão e socialização dos trabalhadores, que vivem tensos devido à alta cobrança por resultados e sobrecarga.


Nas boas-vindas aos dirigentes, a diretora do Sindicato, Alda Valeria, destacou o interesse dos bancários da base em participar do evento. Já o presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, reforçou que a luta política é fundamental na resolução dos conflitos, reforçando a atuação do delegado sindical, um elo entre a categoria e o SBBA.


No segundo mandato como delegado sindical, André Luis Pires, da Caixa, comentou sobre o primeiro e a expectativa para o atual. “O foco é continuar aprendendo sobre o movimento sindical”. Já Luciene Fernandes, também da Caixa, enfatizou a necessidade de a categoria usar todas as ferramentas para se fortalecer.


Nas mesas de debates, que tiveram palestrantes como Déborah Irineu, Adilson Araújo e Jaceia Netz, foram tratados temas como saúde no ambiente de trabalho, concepções sindicais e a luta de classe, conjuntura nacional e os desafios da organização de base. Após a entrega dos certificados, os delegados participaram de uma linda confraternização.

Bancários Bahia