A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe completou 47 anos nesta segunda-feira, 16 de novembro. Fundada em 1968, em plena ditadura militar, a entidade contava inicialmente com seis sindicatos filiados: Bahia, Sergipe, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Com o passar dos anos, a Feebbase ampliou seu campo de atuação, que vai muito além da defesa dos direitos da categoria bancária. Hoje possui 12 sindicatos filiados, dentre os quais, o Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, e participa de forma decisiva da vida política dos estados da Bahia e Sergipe. Se destaca também como referência de luta e mobilização para entidades sindicais de diversas categorias de trabalhadores.

“Nestes 47 anos de atuação, a Federação se democratizou, se estruturou e vem se interiorizando, com o objetivo de construir um sindicalismo classista e combativo para todos os bancários da Bahia e Sergipe”, ressaltou Emanoel Souza, presidente da FEEB/BA-SE.

Os próximos anos se anunciam como um período de muitas lutas para Feebbase, que vai continuar encampando as principais demandas da sociedade brasileira, como a luta em defesa da democracia, pela manutenção dos empregos e dos direitos trabalhistas, contra o ajuste fiscal e a política de juros altos da  economia ou qualquer outra manobra de setores conservadores da sociedade contra os direitos do povo brasileiro.

"A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe é uma entidade de referência na luta dos bancários e bancárias de todo o País. A firmeza de posicionamento tem garantido em vários momentos a ampliação das mobilizações em defesa das lutas dos trabalhadores. Vida longa à nossa FEEB", saúda Carlos Alberto Bezerra, Presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.