Sindicatos e federações de todo o país realizarão atividades nas agências e departamentos da Caixa nesta terça-feira (7/10), Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. O objetivo informar empregados e empregadas sobre as negociações para renovação do Acordo Coletivo sobre o plano de saúde e pressionar o banco a apresentar uma proposta que atenda aos interesses dos trabalhadores.

As ações programadas incluem atividades nas unidades, reuniões com os empregados, colagem de cartazes, retardamento da abertura das agências/departamentos, uso de carro de som e entrega de materiais. Além dessas ações presenciais, o movimento sindical está realizando uma campanha no ambiente digital, que começou nesta segunda-feira (6) e segue também na terça.

Entre as principais reivindicações dos empregados estão o reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa; o fim do teto de custeio de 6,5% da folha salarial; cumprimento do modelo de custeio 70/30; respeito aos princípios do mutualismo, solidariedade e ao pacto intergeracional; melhoria e ampliação da rede credenciada própria; plano na aposentadoria para contratados depois de 2018; além de maior participação dos usuários e representantes dos trabalhadores na gestão do plano.

A participação de todos na mobilização é essencial para mostrar a empresa a importância do Saúde Caixa, que é uma conquista da luta dos empregados e empregadas da Caixa.

FEEB BA