Com 193.761 processos parados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Bahia tem a quarta maior fila de pessoas que aguardam a conclusão de seus requerimentos de benefícios sociais e trabalhistas no Brasil. A espera gera grandes problemas para as pessoas, que muitas vezes passam necessidades, enquanto esperam o benefício.

Entre os processos em espera, se destaca o número de pessoas na fila para receber benefício por incapacidade: 96.794, dos quais 39.747 haviam solicitado em até 45 dias e 57.047 há mais de 45 dias. O prazo máximo para análises de benefícios pelo INSS é, por lei, de 60 dias. O tempo previsto pela legislação para as perícias, por sua vez, é de 45 dias.

A situação de espera é a mesma vivida por 2,6 milhões de pessoas em todo o Brasil, segundo dados mais recentes do INSS. Desde dezembro de 2024, a fila vem aumentando mês a mês.

Com 958.946 solicitantes aguardando, o Nordeste é a região com a maior fila de espera dos benefícios. A Bahia, com mais de 190 mil processos em análise ou parados, corresponde a 20.2% do índice da região, atrás apenas do Ceará.

A falta de servidores, especialmente peritos, é um dos principais motivos apontados para demora na análise e liberação dos benefícios. Isso é consequência da política de desmonte dos serviços públicos, dos governos Temer e Bolsonaro, que ainda gera grandes prejuízos para a população.

Bancários Bahia