As notificações de crimes cometidos na internet registraram forte alta no Brasil em 2025, segundo dados da SaferNet divulgados no Dia da Internet Segura (10 de fevereiro). A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos recebeu quase 88 mil queixas únicas no ano, um crescimento de mais de 28% em comparação com 2024.

A maioria das denúncias está ligada a conteúdos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com mais de 63 mil registros reportados, uma das maiores marcas já observadas pela organização. Outros casos incluem violência e discriminação contra mulheres, apologia a crimes e racismo.

Especialistas apontam que ferramentas de inteligência artificial têm facilitado a produção e disseminação de conteúdos criminosos, ampliando os desafios de fiscalização e combate em ambientes digitais.

A SaferNet também informou que o canal de ajuda ao usuário aumentou os atendimentos em 2025, refletindo a maior procura por orientações sobre segurança na rede e apoio às vítimas. A organização reforça a importância de denunciar qualquer conteúdo suspeito para fortalecer o enfrentamento ao cibercrime.

Bancários Bahia