Nesta quinta-feira (04/02), segundo dia do Carnaval de Salvador, a avenida Sete de Setembro recebeu a 20ª Lavagem do Beco das Quebranças. Localizado nas Mercês, em frente ao Sindicato dos Bancários da Bahia, o Beco é quase uma extensão da entidade. Milhares de pessoas, entre bancários e foliões, se juntaram para a festa.

O Beco das Quebranças poderia ser apenas uma das diversas ligações de duas importantes ruas do centro da cidade, mas reúne muitas histórias ao longo dos 83 anos de Sindicato da Bahia, outro grande homenageado da noite.

“Esse beco, que aparentemente é só mais um de Salvador, foi palco de muitos protestos e manifestações. Já serviu, em muitos momentos, como rota de fuga contra a truculência no período Carlista, na ditadura militar e desmandos do governo FHC. Sem dúvidas, tem muita história”, diz o presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos.

Uma das marcas da Lavagem do Beco das Quebranças é a irreverencia unida com o protesto. Neste ano, duas situações foram enfoque na Lavagem. A primeira são as diversas obras realizadas em Salvador, que tem destruído a paisagem verde da primeira capital do Brasil. A ditadura da cerveja também foi lembrada, devido à monopolização de uma única cervejaria nos circuitos carnavalescos da cidade.

O presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, explica a ausência dos balões gigantes que este ano foram interceptados pela Prefeitura. “Os bancários não são uma marca comercial. Já privatizaram a rua dizendo que só podemos beber um tipo de cerveja e agora proibiram qualquer manifestação pública, política, de ideia e cultural. Não vamos aceitar isso, ” disse ao público.

A diversidade de pessoas é enorme na Lavagem do Beco das Quebranças. São bancários, familiares, membros de muitos movimentos sindicais e sociais, além de funcionários e pessoas que passaram pelo Sindicato da Bahia.

As baianas também são presença certa nos 20 anos de festa. Algumas delas estão desde a primeira edição, como é o caso de Valdete Alves. “Trabalhei no Sindicato há 20 anos e participo desde a primeira lavagem. É uma maravilha. Tudo de bom”, declara.

Personalidades políticas, como o deputado federal, Daniel Almeida (PCdoB-BA), e o vereador Everaldo Augusto (PCdoB-BA), também prestigiaram o evento e não deixaram de parabenizar os Sindicato da Bahia pelos seus 83 anos de lutas e conquistas, além dos 20 anos da tradicional Lavagem do Beco.

Fonte: SEEB BAHIA