A reunião aconteceu nesta quinta-feira(10) e teve a participação dos ministrosJaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoni (Secretaria de Governo)

Os problemas do projeto de lei (PLS) 555, que podem levar a uma nova onda de privatizações e prejudicar o desenvolvimento do Brasil, foram apresentados na manhã desta quinta, 10, aos ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoni (Secretaria de Governo) pela coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Maria Rita Serrano, e o presidente da Fenae, Jair Ferreira. Eles participaram, como convidados, do encontro em Brasília que reuniu representantes dos movimentos que integram a Frente Brasil Popular e que teve como tema central as chamadas ´pautas-bomba´ em trâmite no Congresso Nacional.

“Nós listamos aos ministros todos os problemas desse projeto privatista e cobramos compromissos”, explica Maria Rita. Segundo ela, Berzoini e Wagner se mostraram sensíveis à questão e concordaram com os riscos do PLS 555 e seu impacto para o País. Apesar do comprometimento em somar esforços para evitar sua aprovação, os ministros ressalvaram, porém, que há grandes empecilhos nesse enfrentamento que não podem ser ignorados na atual conjuntura, como por exemplo a correlação de forças no Congresso; a dificuldade em obter o apoio da maioria; a posição da grande mídia e os ataques intensos e constantes que visam fragilizar o governo da presidenta Dilma Rousseff.

Outras pautas debatidas no encontro levadas pela Frente Brasil Popular foram o cancelamento do leilão da CELG; contra as mudanças no modelo regulatório do Pré-Sal e também na Previdência Social e veto a itens do projeto que trata da conceituação e punição do terrorismo. 

Fonte: Agência Fenae