Nos dias 2 e 3 de abril, o Sindicato dos Bancários de Irecê e Região enviou sua delegação à cidade de Saubara (BA), para participar do I Encontro das Bancárias da Bahia e Sergipe. Com rica programação, o evento promovido pela diretoria de Gênero da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, contou com as presenças da Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), da socióloga e historiadora, Petilda Vasquez, da Senadora Vanessa Grazziotin, (PCdoB-AM), da secretária da Mulher da CTB, Ivânia Pereira, do Dr. Adson França, e algumas lideranças do movimento sindical.

Para Lucélia Batista, secretária geral do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, o Encontro acontece em um momento de grave crise política e ajuda a organização das mulheres na defesa dos direitos e garantias conquistados à duras penas ao longo da história. “Eventos como esse, reforçam a nossa luta para ampliar ainda mais nossas vitórias”, destacou a diretora.

Já Gilvaneto Almeida, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, apontou a defesa da democracia como pilar fundamental para evitar o golpe em curso no País. O formato dos painéis, apresentações, debates e dinâmicas de grupos ajudaram a manter as trabalhadoras engajadas no espírito de mobilização e fortalecimento da luta emancipatória das mulheres. “As palestras foram bastante esclarecedoras e motivadoras, o que renovou a disposição para os grandes enfrentamentos que se avizinham” declarou o dirigente.

As demais bancárias componentes da delegação de Irecê e Região, parabenizaram os organizadores do evento e avaliaram o encontro de forma extremamente positiva, pois conseguiu envolver as mulheres em assuntos como política, economia, mercado de trabalho, sexo, amor e saúde, elevando inclusive a auto estima de todos os presentes.  

 

Imprensa e Comunicação

Sinbanc-Irecê