Na manhã desta terça-feira (19), o funcionalismo do Banco do Nordeste do Brasil decidiu cruzar os braços e retardar a abertura das agências na Região de Irecê, por duas horas, diante do descumprimento do banco ao Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016.
O BNB, enviou no último dia 12/04, comunicado aos trabalhadores informando que não teria alcançado as metas de desempenho determinadas pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento para poder assim, efetuar o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2015.
Com apoio da CTB Regional Irecê, os bancários da base do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, se mobilizaram contra a postura do banco, retardando a abertura das três unidades do BNB, nas cidades de Irecê, Morro do Chapéu e Xique-Xique. O Sindicato ajuizará ação em nome dos funcionários, pelo descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016.
Durante o protesto em frente a agência do BNB em Irecê, o presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto, denunciou a falta de compromisso do banco, que havia garantido às entidades representativas dos trabalhadores o pagamento da PLR aos seus funcionários, como condição para encerramento da greve no ano passado.
O coordenador da CTB Regional, Rafael Sydartha, manifestou seu apoio ao protesto e à paralisação dos empregados do BNB, que foram enganados e devem cobrar que o banco cumpra o que garantiu durante as negociações em 2015.
Na maioria dos estados do Nordeste, a categoria se manifestou com protestos e paralisações de uma, duas e até 24 horas das agências bancárias.
Imprensa e Comunicação