Entre os dias 16 e 18 de maio é o momento de eleger novos membros para o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal da Funcef. Os dois órgãos são de extrema importância para o funcionamento da fundação.

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da Funcef, sendo o responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de benefício. Sob a sua responsabilidade está, por exemplo, a aprovação de mudanças do estatuto e dos regulamentos dos planos de benefício, da política de investimentos e a da programação econômico-financeira.

Já o Conselho Fiscal é responsável pelo controle interno da Funcef. Os conselheiros são encarregados de examinar o balanço mensal da fundação, emitir parecer anual sobre o relatório anual de atividades da Funcef e examinar as operações praticadas pelos órgãos administrativos, entre outras prerrogativas.

A CTB participa do processo eleitoral e da Chapa 5 – “Funcef pra gente” porque entende que a representação dos empregados na Fundação não deve apenas cumprir o papel de tomar deliberações e fazer a fiscalização burocrática.  É preciso ter uma representação que se relacione com o movimento sindical e associativo, que informe os associados sobre o que está acontecendo e, principalmente, os mobilize na defesa dos seus interesses.

A Chapa 5 é a que se apresenta em melhores condições de vencer e realizar este importante papel de defender uma gestão transparente na Funcef, mas também de mobilizar os associados em defesa dos seus interesses quando for necessário.

A Chapa 5 é formada por quatro companheiros de garra, que conhecem bem o funcionamento da Fundação, além de terem larga experiência na luta em defesa dos direitos dos empregados da Caixa.