Aconteceu na noite desta terça-feira, (03/05), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Debate Público sobre Relações de Trabalho em tempos de ataque à Democracia, promovido por entidades sindicais em parceria com o PCdoB de Irecê e o Movimento #IrecêMereceMais.
Contexto político, luta de classes, movimento sindical em defesa da classe trabalhadora, e o processo de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, foram os temas tratados durante o evento, que ainda contou com uma rica análise geopolítica da atualidade no Brasil e no mundo e um resgate histórico da democracia no Brasil.
Participaram da mesa de abertura do debate, a presidente do PCdoB de Irecê, Ana Carolina Castro, o coordenador da CTB Regional Irecê e presidente do SECIR, Rafael Sydartha, a coordenadora da APLB Regional, Márcia Fernandes.
Mediados pelo Secretário de Formação do PCdoB, Luiz Alberto Freire, as explanações sobre os temas propostos, foram feitas na sequência pelos palestrantes convidados: o Vereador (PCdoB-Irecê), Pascoal Martins, o presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto Bezerra, o historiador Wescley Dourado, e o geógrafo, Clendson Barreto.
Após a exposição do Vereador Pascoal Martins sobre a luta de classes, o presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto, informou e alertou principalmente aos trabalhadores presentes, sobre os riscos e ameaças aos seus direitos com a possibilidade de concretização do golpe. Lemblou ainda, que em seu último artigo, “Ponte para o futuro ou pinguela para o passado?”, (acesse), ele faz uma avaliação do atual cenário para a classe trabalhadora, relatando os seis principais pontos do programa do PMDB caso Michel Temer assuma a presidência da República, que são extremamente nocivos à sociedade.
Prestigiaram o debate, o Diretor de Imprensa e Comunicação da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Wagner Moreira e o Assessor Jurídico do Sindicato dos Bancários da Bahia, Dr. Fábio Ledo. Estudantes da rede pública e privada, jornalistas, lideranças políticas locais e regionais, assim como trabalhadores de vários segmentos, também marcaram presença no evento, contribuindo com ricas intervenções sobre os diversos temas abordados na noite.
Imprensa e Comunicação
Redação e Imagens: Nádia Passos