Com a intensificação das fiscalizações para reprimir irregularidades cometidas pelos bancos acerca do tempo de espera nas filas das agências, o Procon-BA (Proteção e Defesa do Consumidor) autuou oito unidades bancárias em Salvador.
Com a redução do quadro de funcionários devido à onda de demissões, o problema tem se agravado e diversas agências descumprem a lei que prevê atendimento em até 15 minutos.
Entre as unidades notificadas, quatro são do Bradesco (Pituba, Calçada, Itapuã e Mercês) duas do Itaú (Matatu e Piedade) e duas do Santander (Alphaville e Imbuí).
Para a Superintendência do Procon, é inadmissível a longa espera enfrentada pelos clientes. É preciso pressionar para que os bancos ampliem o quadro de pessoal e ofereçam atendimento humanizado.
Por isso, é fundamental denunciar. Uma das formas é pelo aplicativo do Sindicato da Bahia. Depois de autuados, os bancos têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa, podendo responder a processo administrativo e até ser multado e interditado.
SEEB-BA