O Comando Nacional dos Bancários se reuniu na tarde desta terça-feira (25/5), em São Paulo, para debater a conjuntura política e a campanha salarial da categoria. O encontro contou com a participação do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, que falou sobre a importância da mobilização social para barrar a retirada de direitos sociais e trabalhistas com o golpe em curso no país.
A reunião se iniciou com a apresentação de prognósticos para a campanha salarial dos bancários, que deve acontecer em um momento de perda de postos de trabalho, de inflação alta (previsão de 8% em agosto) e em um cenário político instável e complexo. Foi discutida também a realização de uma consulta e pesquisa para a campanha salarial.
O Comando decidiu também orientar a participação dos sindicatos e federações no ato em defesa das estatais, marcado para o dia 6 de junho, no Rio de Janeiro, e no seminário em defesa dos bancos públicos, previsto para o dia 17 de junho, em São Paulo. Todos devem participar também das atividades e paralisações convocadas pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo.
O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, considerou a reunião positiva. Para ele, “é preciso intensificar a mobilização desde já para garantir nossos direitos ameaçados pelo pacote de ajuste do governo golpista de Temer”.
A próxima reunião do Comando será na última semana de junho.
Fonte: FEEB BA/SE