Lideranças de todo o Brasil participaram nesta segunda-feira (6/6) do ato popular em defesa das empresas e dos serviços públicos, que lotou a Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (RJ). Os bancários da Bahia e Sergipe estiveram representados pelo presidente da Federação, Emanoel Souza, que integra o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.

Composto de diversas partes, o evento reuniu intelectuais, especialistas, políticos e lideranças dos movimentos social e sindical, com o objetivo de intensificar a luta diante do risco de privatizações e da retirada de direitos  que representa o PL 4918/16 (antigo PLS 555/2015, já aprovado no Senado) e outros projetos e iniciativas que ameaçam as estatais federais, estaduais e municipais, bem como enfraquecem a representação dos trabalhadores.

A primeira parte do ato foi o Seminário “O que é público para você”, que contou com  a participação do professor e sociólogo Emir Sader; da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB); da filósofa Márcia Tiburi, dentre outras importantes lideranças.

Em sua fala, o presidente da Feebbase, Emanoel Souza, ressaltou a importância do assunto. “Defender as estatais é defender o Brasil. Mas, temos que dar um passo adiante e resgatar efetivamente o caráter púbico das estatais”, disse.

O evento foi encerrado com um ato político, e contou com a presença do ex-presidente Lula.

Fonte: FEEB BA/SE