Os Encontros Nacionais dos Funcionários dos Bancos Privados iniciaram nesta terça, no Hotel Excelsior, centro de São Paulo, reunindo bancários do Bradesco, HSBC, Itaú e BMB. O objetivo dos eventos, que seguem até amanhã, é debater as questões de interesses da categoria bancária e a atual conjuntura política do país. O Vice-Presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Gilvaneto Almeida, participa do Encontro acompanhado dos demais representantes de outros sindicatos e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.

Na abertura única dos encontros, nesta manhã (7), Hermelino Meira Neto, diretor da Federação, lembrou que os banqueiros tentaram interromper, no ano passado, um ciclo vitorioso de aumento real. “Certamente eles tentaram criar uma outra mesa e retirar nossos direitos. Temos de resistir e lutar. Garantir a mesa única de negociação que é fundamental para os avanços de uma categoria unificada. Essa conferência dos bancos privados é mais um passo para que a gente possa construir nossos direitos.”

Outros temas debatidos conjuntamente foram emprego e condições de trabalho. Na sequência, haverá os debates de temas específicos de cada banco. A ideia é ouvir da base, das comissões de empresa, dos sindicatos e das federações como eles pensam o processo e o movimento.

Veja abaixo a programação dos Encontros dos Bancos Privados

14:30h às 18hs – Trabalho em Grupo

 Dia 08/06 – Plenária geral por banco – elaboração da minuta específica por banco.

Fonte: FEEB BA/SE