Dirigentes sindicais classistas de vários estados estão em Salvador, nesta sexta-feira (17/6), participando da reunião do Coletivo Nacional de Saúde da CTB, na sede da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. O encontro que acontece trimestralmente tem o objetivo de analisar a conjuntura e planejar as ações do Coletivo para os próximos meses.

A Secretária Geral do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Lucélia Batista, está participando do evento, onde acredita ser este um momento muito importante para discutir a saúde dos trabalhadores e a defesa do SUS - Sistema Único de Saúde.

O evento começou com a apresentação da nova secretária de Saúde da CTB Bahia, Cherry Almeida, que substitui Jaíra Santiago, falecida no final de 2015. “Temos o compromisso de tocar em frente o legado da companheira Jaíra, com a mesma alegria e respeito que ela sempre defendeu o SUS, a Previdência e a saúde do trabalhador. Vamos trabalhar pelo fortalecimento dos núcleos de saúde dos sindicatos e sua integração na luta em defesa da universalização da saúde”, ressaltou Cherry.

A reunião prosseguiu com a exposição de Caio Botelho, dirigente Nacional do PCdoB e da União da Juventude Socialista (UJS), que sobre os ataques do governo ilegítimo de Michel Temer aos direitos dos trabalhadores, inclusive na área de saúde, com a redução dos investimentos na área e as ameaças de desmonte do Sistema Único de Saúde.

O dirigente da CTB e conselheiro estadual de Saúde, Francisco Silva, seguiu o encontro falando sobre os principais problemas envolvendo a Previdência Social e o financiamento do SUS.

Os trabalhos da manhã foram encerrados com a saudação do presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, que foi seguido de um debate sobre os temas apresentados. As discussões seguem na tarde desta sexta-feira (17).

Oo encontro será encerrada neste sábado (18), com a pauta sobre planejamento das ações para o próximo trimestre.

O encontro com a participação de 43 representantes dos estados da  Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Fonte: Da Redação com CTB-Bahia