Durante o XXII Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, realizado em Juazeiro do Norte (CE), nos dias 1º e 2 de julho, foram  debatidos temas como emprego, remuneração, saúde, previdência, importância do BNB como banco público, organização e mobilização para a campanha salarial deste ano. Ao final do encontro, foi definida a pauta de reivindicações específicas que será entregue ao banco.

Participaram do Congresso cerca de 100 delegados, entre eles, Waldenir Brito, diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. Os representantes do funcionalismo apontaram a unidade como o principal meio para que se possa lutar pela manutenção da democracia e dos direitos conquistados.

Além da pauta de reivindicações específicas, os funcionáriosdo BNB aprovaram ainda moção de repúdio contra o golpe em curso no País e pelo Fora Temer. Confira as principais reivindicações aprovadas:

REMUNERAÇÃO E EMPREGO

Adotar no PCR o piso salarial baseado no salário mínimo do DIEESE; Permissão para funcionários exercerem profissão de magistério em instituições públicas; Melhorias na bolsa educação; 5% de PLR Social com pagamento linear para todos os funcionários; Isonomia de tratamento e Isonomia entre funções; Melhorias nos processos de concorrência.

Grupo 2 – SAÚDE PREVIDÊNCIA

Combate ao assédio moral e sexual; Redução da co-participação do funcionário na Camed; Reformulações no Plano de Previdência da Capef.

Grupo 3 – BANCOS PÚBLICOS

Estabilidade para diretor representante, ouvidor e membros do Conselho de Ética semelhante a de dirigente sindical; Fim da terceirização no Agro e Credi Amigo com realização de concurso específico; Continuidade ao calendário para eleição de Representante dos Empregados no Conselho de Administração (CAREF);

Grupo 4 – ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

Unidade na mobilização do funcionalismo e manutenção da mesa única de negociação.

Com informações do SEEB/CE